Bem vindo ao guia online da cidade de Mossoró

Com acessibilidade, qualquer pessoa pode desfrutar dos benefícios do turismo

Com acessibilidade, qualquer pessoa pode desfrutar dos benefícios do turismo

Projetos com soluções arquitetônicas adaptadas e equipes qualificadas estão proporcionando lazer e qualidade de vida para pessoas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Conheça algumas iniciativas.

 

Acesso Cidadão (João Pessoa – PB)

 

O projeto Acesso Cidadão é realizado na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, das 8h às 12h, em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Assessoria e Consultoria Pela Inclusão Social (AC Social), que tem como objetivo ajudar na inclusão social das pessoas com deficiência. Todos os sábados são realizadas atividades esportivas e de lazer para pessoas com deficiência. Além disso, os usuários cadeirantes têm a possibilidade de aproveitar o banho de mar, pois o projeto conta com cadeiras de rodas adaptadas, tendas e passarela que vai até o mar, além do apoio de uma equipe de voluntários.

 

Caminho Dom Pedro Augusto (Rio de Janeiro – RJ)

É uma trilha adaptada que fica na Floresta da Tijuca, bastante procurada por pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e deficientes visuais. O percurso perfaz 630 metros, orientado por cabo autoguia e placas de alumínio em braille, indicando os nomes científicos e vulgares de 19 espécies importantes para a conservação da Mata Atlântica. O Caminho é plano em todo o trajeto e mais largo que em outras trilhas. Além da variedade da flora e fauna, a paisagem traz construções de estilo romântico do século XIX.

 

Socorro (São Paulo)

Localizada no interior de São Paulo (a 138 km da capital), Socorro é referência internacional em turismo acessível. Para garantir a livre mobilidade das pessoas com deficiência, a cidade conta com sinalização tátil, elevadores, rampas e barras nos pontos turísticos. Além disso, são realizadas ações de fiscalização nos estabelecimentos da cidade, garantindo a acessibilidade e o cumprimento das normas de segurança. Os parques e hotéis também oferecem esportes de aventura e trilhas adaptadas. Entre atividades oferecidas estão canoagem, tirolesa, escalada, rapel, canoagem, voo de parapente, passeios de charrete, bicicleta, cavalo, pedalinhos e caiaques.

 

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *