Mês de setembro é marcado pela Festa da Liberdade que terá muitas novidades

Mês de setembro é marcado pela Festa da Liberdade que terá muitas novidades

O mês de setembro marcado pelos festejos da Terra da Liberdade. Durante o mês, acontece em Mossoró uma programação diversificada, que tem como destaque o Auto da Liberdade e o Cortejo Cultural.

O Auto da Liberdade é espetáculo teatral, encenado pela comunidade e atores profissionais, que conta a história de Mossoró em quatro atos: Libertação dos Escravos, Resistência ao Bando de Lampião, Primeiro Voto Feminino e Motim das Mulheres.

A primeira edição do Auto da Liberdade aconteceu em 1999 e em 2019, 20 anos depois, será marcado pelo retorno da apresentação à Estação das Artes Elizeu Ventania A última vez em que foi encenado na Estação, foi em 2008.

Em 2019 o espetáculo será encenado entre os dias 26 e 29 de setembro, dentro da programação da Festa da Liberdade, e terá novamente a direção de Marcelo Flecha, que esteve na direção nos anos de 2005 e 2006. Diariamente, a programação na Estação das Artes tem início às 19h.

Os ensaios do Auto da Liberdade tiveram início no dia 8 de agosto na quadra da Escola de Artes de Mossoró. Além de atores profissionais e representantes da comunidade, o espetáculo contará com a participação de pessoas com necessidades especiais.

A Festa da Liberdade se encerra no dia 30 de setembro com o Cortejo da Liberdade, o tradicional desfile de 30 de setembro.

Inclusão

 

Uma das características desta edição do Auto da Liberdade é a inclusão. Pela primeira vez na história do espetáculo, haverá participação de pessoas com deficiência no palco.

Este público será representando no Auto da Liberdade por integrantes do Centro de Apoio aos Surdos (CAS), da Associação dos Surdos de Mossoró (ASMO) e Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região. A ideia é dar um caráter inclusivo ao espetáculo garantindo o direito das pessoas com deficiência nos espaços culturais

“Eles vão participar de uma forma bem pontual, construindo este grande espetáculo, contando a história de Mossoró em um grande ato histórico quando se fala em inclusão. Será uma surpresa para quem for assistir”, destacou Heverton Cândido, responsável pela parte de inclusão do Auto da Liberdade.

Todos os públicos foram mobilizados para a participação no espetáculo, além de pessoas com necessidades especiais, jovens, mulheres e idosos também vão integrar o elenco. “O Auto da Liberdade como espetáculo, surgiu dessa necessidade de contar a história da cidade e do povo de Mossoró. Nada mais justo que o próprio cidadão conte essa história. E para que ele seja visto com esse caráter representativo, pretendemos chegar a todos os segmentos da comunidade”, disse Marcelo Flecha.

Maratona Fotográfica

Dentro da programação da Festa da Liberdade, vai acontecer também a Maratona Fotográfica do Mossoró Terra da Liberdade. O concurso vai entregar prêmios no valor total de R$ 9.000,00 distribuídos entre os três primeiros lugares de cada categoria e suas respectivas modalidades.

O tema escolhido para esse concurso é o evento Mossoró Terra da Liberdade e tem como objetivo valorizar a fotografia como arte, documento, cultura, além da criatividade por diferentes ângulos. Os participantes vão atuar na categoria profissional ou na categoria amador em duas modalidades: Auto da Liberdade e Cortejo da Liberdade.

A seleção dos vencedores será realizada por uma comissão técnica e o resultado da seleção será divulgado até o dia 14 de outubro, pela Secretaria Municipal de Comunicação Social.

 

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *